Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

Iluminação de três pontos

A preocupação com a iluminação da cena advém de se tentar manipular o ambiente subjectivo que a cena transmite. Determinado jogo de luz imbui na cena diferentes sentimentos, que podem completar o seu sentido. A Iluminação de três pontos conjuga três fontes de luz com propósitos diferentes para da melhor forma garantir uma imagem de boa qualidade.

Key-Light” ou Luz-Chave

Esta é a luz principal dos personagens. É a chamada “luz de personalidade”, servindo de foco principal sobre os protagonistas para, com sombras realçadas, lhes definir traços da volumetria mais característicos, como contornos faciais. A Key-Light deve ser posicionada ligeiramente de lado (a cerca de 30 graus da frente do personagem).

Fill-Light” ou Luz de Preenchimento

Esta é uma luz suave que deverá agir como a luz natural age sobre os demais figurinos ou cenário na imagem, além das personagens. A “Key-Light” cria sombras muito definidas, e a “Fill-Light” serve, portanto, para suavizar este contraste, sem o suprimir. O seu posicionamento deve ser lateralmente oposto ao da “Key-Light”, gerando 90% da intensidade luminosa desta – Key-Light na esquerda, Fill-Light na direita e vice-versa. Em muitas situações, menos ideais, esta poderá ser a única fonte de luz disponível.

Back-Light” ou Luz Traseira

Esta luz é tida por muitos profissionais como obsoleta, na medida em que haja algum contraste suficiente entre cenários e protagonistas. Contudo, esta luz não só o faz, como dá mesmo destaque aos contornos dos personagens, que são valorizados em relação ao demais na imagem. Jogos de luz e sombra podem ser uma mais valia na projecção bi-dimensional, quando se tenta a ilusão de profundidade. Também, em situações com cenários gráficos ou de reportagem, será pertinente destacar do fundo a personagem; esta luz garante uma boa relação entre o fundo e os volume e contraste do personagem.

Esta luz pode ser complementada com “Background Light“, dirigida directamente ao fundo, para garantir a iluminação deste.

Deve haver sensibilidade para nunca arruinar os princípios da composição: a luz de fundos ou preenchimento nunca poderá ser de igual ou superior intensidade à luz-chave do personagem, que é o fulcral da imagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s