Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

“Robin Hood” (2010), de Ridley Scott

A Inglaterra do século XII é arrasada pela desgastante Cruzada do ausente rei Richard Lionheart, o Coração de Leão. A sua prolongada campanha infrutífera na Terra Santa e o seu resgate do cativeiro europeu custaram aos ingleses feudais quase toda a sua riqueza. Aquando da sua morte, num cerco em que tentava saquear dinheiro para alimentar as suas forças militares, uma pequena comitiva é encarregada de levar a coroa a Inglaterra. Esta comitiva é surpreendida por franceses, emboscados por sua vez por um pequeno bando de desertores ingleses. Desses, figura Robin Longstride, que se fará passar, em Inglaterra, pelo retornado Robert Loxley. O poder em Inglaterra é legado ao irmão de Richard, John, um príncipe fraco que rodeia de conspiradores de Philippe, rei da França. Este planeia dividir os partidários de John e os barões do norte para invadir um país em guerra civil. Contudo, Robin e os barões do norte conseguem uma união frágil com John, a troco de garantias liberais individuais. No fim, John não cumprirá a sua palavra e recuar-se-á a permitir que tal documento seja oficializado – tratar-se-á, mais tarde, da Magna Carta.

Este filme explora, como muitos outros, o legendário da figura de Robin Hood, sugerindo ainda assim um enredo fresco, dinâmico e empolgante. Com o selo de Ridley Scott, balança unicamente uma vertente artística e comercial na aposta cinematográfica. O filme prima pela montagem ritmada, fluída, e pela fotografia harmoniosa e apelativa. Reúne um elenco premiado, como Cate Blanchett, a actriz australiana, e estreou na abertura do Festival de Cannes.

O papel lírico e dramático da banda sonora e a ênfase na sonoplastia por vezes fantástica confere um sabor místico mas ainda assim verosímil à obra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s