Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

“The Imaginarium of Doctor Parnassus”

"The Imaginarium of Doctor Parnassus", de Terry Gilliam

Parnassus – O Homem que queria enganar o Diabo” é de 2009 e contém a última actuação do actor Heath Ledger. Foi realizado por Terry Gilliam, do popular grupo cómico “Monty Python“.

A sua produção foi abalada pela morte do actor principal da equipa, o que quase deitou o projecto por terra. Foram, depois de alterado o argumento, contratados 3 actores para completar o filme: Jude Law, Johnny Deep e Collin Farrel.

Conta a história do monge Parnassus, que é seduzido pela promessa de imortalidade que o Diabo lhe oferece numa aposta. Parnassus ganha do Diabo poderes para levar as pessoas à sua imaginação através de um espelho com que monta um espectáculo itinerante. Contudo, a imortalidade de Parnassus tinha a a condição de que qualquer criança sua, aos dezasseis anos, passaria a pertencer ao Diabo. E a filha de Parnassus está prestes a atingir essa data pelo começo do filme. O Diabo envolve-se então numa última aposta com Parnassus pela alma de Valentina – cinco almas em dois dias. E nisto, surge Tony, um misterioso estranho sem memória do passado, que vai ajudar a salvar Valentina.

Este filme tem uma fotografia fascinante, saturada muitas vezes, brilhante, luminosa, confundindo a composição visual. Todos os elementos são tipicamente fantásticos, aleatórios ou talvez unidos por um fio-condutor mas muito ténue. A história faz tanto sentido como os demais trabalhos porque Terry Gilliam é conhecido – é um universo tão próprio que se solta das amarras da convenção “real” para tornar tudo incrível.

Uma resposta

  1. Giovanna

    sabias que o actor que fez de Tony morreu a meio do filme e por causa disso é que do outro lado do espelho ele era diferente? Foi a maneira que arranjaram de acabar o filme sem ele :D

    1 de Maio de 2010 às 16:25

Deixe um comentário