Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

Diário VI

Oviedo, 8 de Setembro de 1951 – Cá tomo nota: Moiros de pistola-metralhadora a guardar a civilização cristã nas encruzilhadas…

Léon, 9 de Setembro de 1951 – Como um Pilatos urbano que lava as mãos tanto da inquietação asturiana como da intolerância castelhana, Léon foi até hoje a cidade de mais esperança que encontrei em Espanha. Aberta e actual, risonha, tudo nela é esforço convivente, tolerância e gosto progressivo.

Se há evidência que confranja neste país, é a verificação que nele se faz de lés a lés duma impossibilidade renovadora por métodos que não sejam catastróficos. Pátria das Contra-Reformas, reduto dum catolicismo cilindrador – que não dá lugar a uma ideia laica, a uma expressão de arte laica, a uma maneira de ser laica -, o dogma, a repressão e a clausura fazem parte do seu húmus. E, sob a aparência de ser a terra de alegria endémica, da espontânea confraternização e da serenidade interior, não há outra de filhos mais solitários, tristes e apreensivos. Cada espanhol é no fundo um Loyola que se procura, um agonizante a pedir confessor, um desesperado que monologa.

Ora Léon pareceu-me uma clareira de lógica na espessa mata de absurdos. Avenidas rasgadas, casas limpas, gente acolhedora. A própria catedral, airosa, com os seus lindos vitrais a iluminar-lhe a alma, me deu uma impressão optimista. Em vez de maciça fortaleza da fé, como tantas outras que por aqui há, lembrou-me uma grande lanterna de Diógenes, construída por alguém que quisesse procurar em beleza serena o caminho do transcendente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s