Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

De Revolutionibus Orbium Coelestium

Obra escrita a 1543 por Nicolaus Copernicus, erudito aclético polaco, sabedor de advocacia, matemática, estratégia, medicina…

Foi em “De Revolutionibus Orbium Coelestium” que Copernicus enunciou, matematica e cientificamente, a teoria heliocêntrica, segundo a qual o Sol é o centro do cosmos, e sobre o qual a Terra gira, bem como outros corpos celestiais. Copernicus afirma isto quando se cria no geocentrismo, segundo o qual a Terra era o centro imóvel do universo, em volta da qual planetas e o Sol giravam.

Por anos investigou com instrumentos pouco capazes para tamanha pesquisa. Fez observação metódica empírica, e análise rigorosa às teses clássicas que suportavam e se opunham ao geocentrismo – respectivamente Pitágoras, Aristóteles, Platão, Ptolomeu, Eudóxio, Apolónio; e Aristarco de Samos, Filolau, Heráclides, Rhadir de Sevilha, Nicolaus de Cusa, Feuerbach, Muller.

Com complexas demonstrações matemáticas pormenorizadas, comprova que o Sol é uma estrela estática, e astros como planetas giram em movimento de rotação e translação. Assim, o movimento que os astros fazem no firmamento é apenas aparente, devido ao próprio movimento da Terra.

Foi uma afirmação polémica, no seu tempo, embora apenas entre a comunidade erudita, único auditório da tese. Até contra dogmas bíblicos esta tese se insurgia, ensinamentos do catecismo antigos. O seu trabalho foi reprovado por quase trezentos anos, ainda que houvesse quem continuasse a estudá-lo, mesmo provadas posteriormente imprecisões. Foi na obra de Copernicus que homens como Kepler, Galileo Galilei, Giordano Bruno ou Tycho Brahe.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s