Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

Géneros de Cinema – Noir

Há dúvidas sobre chamar ao Noir género ou movimento. Este caracteriza-se pelo ambiente negro, onde personagens agem obsessivamente, sob um percurso trágico. Este género é também caracterizado pela forte componente visual, em que altos contrastes luminosos enfatizam as atmosferas imorais das histórias.

O Noir foi influenciado pelo expressionismo alemão dos anos 30, pelo realismo poético francês e pelos filmes de gangsters de Hollywood.

Do expressionismo alemão, adoptou a estética com ênfase no desenho de produção, ângulos de câmara invulgares, montagem e outras inovações técnicas – o que resultou numa componente visual forte e única. Esta influência deveu muito aos realizadores fugidos do regime Nazi.

Na década de 20, proliferaram gangsters, com poder e riqueza incríveis que advinham das suas actividades criminosas. Era nesse ambiente imoral que o herói duro se erguia, enfrentando um mundo de trevas misterioso – ambiente que foi criado tanto como opção criativa como necessidade de produção, como forma dos directores de fotografia esconderem os paupérrimos cenários que os baixos orçamentos permitiam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s