Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

A Cor

Círculo Cromático (síntese subtractiva)

A luz incidida sobre uma superfície sofre uma acção selectiva, sendo reflectida ou absorvida em parte ou no todo. A luz que for reflectida sobre o olho humano terá uma determinada radiação, que absorvida pelo olho e interpretada pelo cérebro, é entendida por determinada cor. Cada cor corresponde a uma frequência do espectro visível da radiação electromagnética – portanto, a cor não é matéria nem luz, antes uma sensação.

Cores primárias são as de que se obtém o restante espectro cromático. Cores secundárias são as que, na síntese subtractiva, resultam da mistura de duas primárias. Cores terciárias resultam de uma primária e uma secundária, vizinhas no Círculo Cromático

A cor pode ser dependente da luz ou da superfície em que a luz se reflecte: pode ser cor-luz ou cor-pigmento; respectivamente, a síntese aditiva e a síntese subtractiva.

Na síntese aditiva, somam-se entre si longitudes da onda electromagnética. (a verde, a vermelha e a azul); das combinações entre as três surgem os restantes tons cromáticos, e a soma igual das três resulta em branco. Este é o sistema de monitores e televisões, conhecido como RGB (Red Green Blue).

Na síntese subtractiva, somam-se pigmentos coloridos, que actuam como filtros e reflectores da luz. É conhecido este sistema como CMYK (Ciano, Magenta, Yellow, Black), e é usado nas artes gráficas. Cada pigmento absorve mais radiações, diminuindo a luz reflectida, até que a sua soma resulte em preto. As suas cores primárias são o amarelo, o ciano e o magenta, porque estes pigmentos não resultam da soma de outros, antes pelo contrário, com eles se formam os restantes tons.

As Cores, sensações visuais, transmitem determinadas emoções, ligadas por analogia a certos eventos, factos: a título de exemplo, o vermelho é associado ao sangue, logo ao coração, ao amor, mas também a ferimentos, à guerra… Contudo, estes valores inerentes às cores são variáveis, consoante a cultura em que se inserem.

Certas cores são chamadas de “Cores Quentes” (vermelhos, amarelos, laranjas, castanhos…) pois lembram calor, logo são mais vivas e agressivas visualmente. “Cores Frias” são as que, por outro lado, transmitem sensações frias (azuis, verdes, violetas…), e estas são mais calmantes, diminuem o metabolismo. Por último, as “Cores Claras” resultam da mistura do branco com matizes principais, e parecem ser suaves e etéreas.

As Cores podem ser caracterizadas por três aspectos: o seu tom, saturação e luminosidade.

O Tom, ou Matiz, trata-se da qualidade, da tonalidade (azul, laranja, verde…). Liga-se directamente ao comprimento de onda da radiação.

Luminosidade consiste na capacidade do pigmento de reflectir mais ou menos luz branca. Este aspecto é controlado nas gráficas com a adição de preto, que absorve parte dessa luz.

Saturação é uma característica quantitativa, associada à sua “vividez”, à sua força visual, dependente da sua pureza de branco.

Sobre as Cores, fala-se também na sua harmonia e contraste. O conceito de Harmonia prende-se com a justa relação entre duas ou mais cores, com as combinações agradáveis de tons diferentes, o que acontece com tons próximos no círculo cromático e tons degradados com branco (harmonia de cores análogas) ou com a justaposição de tons complementares, ou, opostos no círculo cromático (harmonia de contraste). Contraste acentua as relações cromáticas, agrava-as, e pode ser conseguido justapondo cores afastadas sem gradação suave entre elas (contraste de tom), usando tons brancos e pretos (contraste de branco e preto), juntando tons saturados com preto, branco ou cinza (contraste de saturação) ou equilibrando superfícies menores com tons quentes e maiores com tons frios (contraste de superfície).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s