Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

Poder da Imagem

Em detrimento de outras formas de comunicação, tem-se adoptado a imagética como a principal forma de comunicar. A imagem tornou-se a panaceia universal para o fracasso da comunicação, da alfabetização universal e sistemas educacionais. A imagem passou a ditar as lógicas da comunicação, da intermediação entre o homem e o mundo. Os meios de comunicação fizeram-se tomar de uma forte componente visual por isso mesmo.

E, nessa intermediação, os meios tendem a bipolarizar-se e a servir antes de portador de apelos e ofertas entre facções em vez de fazer a ponte entre estas. Os meios esgotam os fluxos de informações, e estão livres de os manipular, retroagindo de forma pervertida, parcial – um processo a que Walter Benjamim chamou de “estetização da política”, profetizando a perda da percepção táctil sobre a óptica.

Esta opção da imagem como veículo privilegiado da comunicação contemporânea põe custos sérios, como o aborto programado da civilização da escrita, o seu cerceamento a espaços circunscritos e inócuos – a iconização do mundo avança a par com o recrudescimento da capacidade de leitura e o aumento do analfabetismo funcional. A pressa promovida pela rapidez comunicativa resulta na dispensa de leitura alfabética, analítica, associativa, promovendo o regresso à percepção por similaridades em detrimento da por continuidades. Harry Pross confirmou a intenção sedativa no quotidiano da presença dos media, e Gonzalo Abril refere um turvo “potencial político do olhar, que não reside na capacidade de sinopse, mas sobretudo na apetência de horizonte, vale dizer, de um além da imagem presente”..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s