Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

Ilusões de Óptica

As ilusões de óptica são fenómenos cuja explicação ainda é debatida, mas a investigação mais recente sugere que estas apenas advêm de uma assinatura estatística e empírica das percepções visuais. Os circuitos neuronais do sistema visual evoluem, por aprendizagem, cujo exemplo pode ser a interpretação da Tridimensionalidade Artificial. Mas a percepção visual do mundo é variável, já que os comprimentos de onda da luz reflectida se alteram com alterações na iluminação, mesmo o cérebro atribuindo-lhes uma cor constante. O cérebro traduz imagens de acordo com a sua experiência prévia, deduz distâncias e tamanhos próprios dos objectos, calculados com recurso à perspectiva linear. No entanto, esses mecanismos de cálculo são induzidos em deduções erróneas.

O mundo é dividido em vários objectos, de acordo com a organização que o cérebro atribui ao que vê – a visão é a interpretação que é feita do que o olho percepciona, e essa interpretação não deixa de ser ela própria uma ilusão.

Vários tipos de ilusões de óptica existem, jogando com os mecanismos visuais do cérebro, desde a percepção de distância, ou de tamanho, à de coloração, entre outros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s