Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

Síntese da Epistemologia

Analise o conteúdo filosófico da afirmação de François Desbordes, sabendo que ela se refere aos Sofistas.

François Desbordes diz que “a literatura que acompanha os primeiros tempos da retórica está repleta de anátemas contra os embusteiros que atarantam os simples e contra os demagogos que reforçam as opiniões falsas das multidões”.

Ora, Desbordes dirá algo assim porque a retórica, efectivamente, antes de ser aliada à filosofia, não passava de um meio de persuasão, manipulação, para fazer valer opiniões pessoais, relativas. A retórica, nos seus primeiros passos, era o alicerce para a manipulação, o engano, e promovia o cepticismo sofístico.

Quando, depois, Sócrates e Platão a tornaram na busca de verdades impessoais, a retórica deixou de ser uma mera erística, uma mera justa de razões inválidas, e passou a tornar-se na arte de construir um saber verdadeiro partindo da ignorância de falsidades, erros – a retórica, com Sócrates e Platão, deixa de ser um artifício para convencer um auditório, um exercício de opiniões, mas exactamente um meio de derrubar essas opiniões erróneas.

Explicite 3 perspectivas acerca da noção de Verdade.

Sobre a Verdade, debruçam-se estas 3 formas de Filosofia: a Ontologia, que investiga a natureza da Verdade; a Lógica, que se ocupa dos seus critérios de preservação; a Epistemologia das possibilidades de conhecimento da Verdade.

Confronte a Filosofia Socrático-Platónica com a Sofística quanto à noção de Verdade, que ambas as filosofias defendem e propõem.

A noção de Verdade que os Sofistas defendem e propõem é a de uma verdade mutável, fabricável, aparente, que é determinada por quem melhor persuadir um auditório. É uma verdade relativa, que se constrói numa atitude de cepticismo. Já a noção de Verdade Socrático-Platónica é a de uma verdade universal, intemporal, imutável, permanente, conhecida das Ideias Inteligíveis de que tudo advém. É uma verdade dogmática, una para todos os Homens, não deixando espaço para o engano e para a manipulação.

O chamado método socrático assentava no Diálogo e foi chamado de “método de elenco”. Explique o seu sentido e alcance filosóficos e analise os 2 momentos (Ironia e Maiêutica).

O método socrático da aferição de conhecimentos é chamado de “método de elenco” pela seguinte razão: “elenco”, na raiz grega, prende-se com “exame”, e é essencialmente nisso que consiste o método de Sócrates – um teste a um saber. Este teste é feito em dois momentos: a Ironia e a Maiêutica.

No momento da Ironia, o saber falacioso é desconstruído numa discussão entre sujeitos. Assim que esse saber prévio é destruído, e a ignorância do sujeito é assumida, ambos começam um novo momento do método, a Maiêutica, que consiste no diálogo cooperativo que se encaminha então para o saber verdadeiro.

Explique a Teoria das Ideias de Platão e mostre como ela alicerça e fundamenta a noção de Dialéctica Platónica e o conhecimento da Verdade.

A concepção do mundo da Dialéctica Platónica divide-o em duas dimensões complementares: a Inteligível e a Sensível. É da dimensão Inteligível que tudo na Sensível deriva, sob a forma de reflexos, ou ecos, ou sombras das Ideias Inteligíveis. As Ideias são a verdadeira natureza de tudo quanto existe, e todas derivam da Ideia radical de Bem. Nesta concepção Platónica, a Verdade, a Ideia de Verdade, é apenas alcançada através da Dialéctica, que difere da Retórica no sentido em que a Retórica não tenta chegar à Ideia de Verdade, ao contrário da Dialéctica de Platão, que é o modo correcto de construção de saber, através do Diálogo conjunto. Esse diálogo não constrói a Verdade, mas aproxima-se dela, que existe já previamente, sob forma algo dogmática.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s