Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

Lorenzo de Medici, il Magnifico

Nascido a 1449, no seio da família Medici, Lorenzo foi um importante político e mecenas do seu tempo.

A sua família era uma das mais influentes na cidade de Florença, devido à sua riqueza, que advinha dos seus negócios de comércio e câmbio. Este seu poder permitiu-lhes tomar parte na liderança da cidade por grande parte do século XV.

A cidade, uma república oligárquica (um governo das elites minoritárias, as famílias burguesas, neste caso), tinha um ambiente dinâmico e estável e era o grande foco cultural da Europa, onde artistas e intelectuais se concentravam, como Ficino, com quem Lorenzo estudou, na Academia Platónica que o avô Cosimo Medici.

Nesta atmosfera, Lorenzo cresceu e desenvolveu-se como um homem vivo e curioso, culto, eclético, sensível, sofisticado. Quando governou Florença, fê-lo sabiamente, tanto na dimensão política, como cultural – reuniu o apoio dos nobres da cidade, impô-la sobre outros governantes e garantiu a sua prosperidade; atraiu poetas e artífices e criativos, fundou tipografias, escolas e bibliotecas, coleccionou livros, obras de arte, estudou os clássicos e promoveu a arquitectura moderna ordenada, animou a cidade com festas e concursos artísticos.

Ele próprio foi autor de obras de literatura – poesia, drama, prosa, cântico religioso.

Lorenzo foi humanista e cosmopolita, promotor de cultura, protector de criadores, um governante firme que elevou Florença ao estatuto de capital artística do seu tempo, marcando-a definitivamente, quer pela projecção que teve nessa época, quer pelas próprias obras que Lorenzo fez e encomendou, todo o esforço arquitectónico e artístico que foi empreendido só podiam advir de um forte personalidade dedicada ao espírito de renovação da Renascença.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s