Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

Wim Wenders – “Porque filma?”

A Lógica das Imagens

Porque Filma?

“Quando, com doze anos, rodei o meu primeiríssimo filme com uma câmara de oito milímetros, coloquei-me à janela de casa e filmei de cima a rua, os carros e os transeuntes. O meu pai viu-me e perguntou: “Que fazes tu aí com a câmara?” E eu disse: “Estou a filmar a rua, como bem vês.” “E para quê?”, perguntou-me ele. Não soube que responder. Dez ou doze anos mais tarde, rodei a minha primeira curta-metragem em 16 milímetros. As bobinas tinham duração de cerca de três minutos.

Filmei um cruzamento, do sexto andar, sem mexer a câmara e durante tanto tempo até a bobina estar vazia. A ideia de parar a câmara antes não me ocorreu. À distância, posso imaginar que isso me deve ter parecido um sacrilégio.

Que espécie de sacrilégio?

Não tenho cabeça para teorias. Só raramente me recordo de alguma coisa que tenha lido. Não posso, por isso, também citar exactamente uma frase de Béla Balázs que, contudo, me impressionou muito. Fala da possibilidade (e da responsabilidade) de o cinema “mostrar as coisas como elas são”. E de que o cinema pode “salvar a existência das coisas”.

É isso, exactamente.

Ou aquela frase de Cézanne, segundo a qual “as coisas desaparecem, Temos de nos apressar, se queremos ver alguma coisa”.

Em todo o caso… maldita pergunta: porque filmo? Ora, porque… Alguma coisa acontece, vêmo-la acontecer, filmamo-la enquanto acontece, a câmara observa, conserva-a, podemos contemplá-la repetidamente. A coisa já não está lá, mas a contemplação é possível; a verdade da existência desta coisa, essa, não se perdeu. O acto de filmar é um acto heróico (não sempre, nem sequer frequentemente, mas por vezes), A progressiva destruição da percepção exterior e do mundo é, por um instante, suspensa. A câmara é uma arma contra a miséria das coisas, nomeadamente contra o seu desaparecimento. Porquê filmar? Não saberá de outra pergunta menos idiota?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s