Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

“Ayakashi”

Este é um “anime” que representa três contos clássicos de terror, ficcionados da tradição japonesa de mitos e crenças. São doze episódios, divididos em três contos:

Yotsuya Kaidan

Revolve-se em torno de uma peça de teatro kabuki, tradicional do Japão, que está amaldiçoada pelos espíritos em cuja vida foi inspirada. Esta foi escrita pelo dramaturgo Tsuruya Nanboku, e é ele quem narra o conto. É uma história trágica de desespero, amor, traição e engano, num género emocionalmente drástico em que todas as personagens se conduzem à sua própria destruição.

Tenshu Monogatari

Também este conto é inspirado numa peça teatral, esta de Kyoka Izumi. Neste conto retrata-se o amor impossível de uma deidade e um falcoeiro.

Bake Neko

Bake Neko

Este é um original de Kenji Nakamura e Michiko Yokote. No período Edo, o último do Japão feudal, um caixeiro viajante dá com a casa de uma família senhorial cuja filha está para se casar, num matrimónio arranjado para saldar dívidas e resgatar honra. Contudo, a misteriosa súbita morte da rapariga parece estar relacionada com deturpações espirituais na mansão da família, e o caixeiro, que é mais do que aparenta, vai descobrir a verdade latente, para conseguir então desembainhar Taima, a espada com que acorda uma sua persona que combate o espírito que amaldiçoa a casa.

Esta série tem um estilo próprio para cada capítulo que a compõe. Os dois primeiros sugerem uma linguagem mais purista, mais sóbria, mas já o terceiro envolve-se numa estética “dada” quase, ainda que profundamente ligada ao desenho arcaico japonês. É interessante, tanto quanto não seja por não ser normal nas restantes produções. É original, é inspirador, e fiel à premissa que é a cultura feudal japonesa, introduzindo elementos curiosos, desde doutrinas budistas a modos sociais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s