Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

Pintura Gótica

No domínio da pintura, sobressai o vitral, vidros coloridos unidos por armações de chumbo. Embora antigo, o vitral desenvolve-se consideravelmente, e isso liga-se à possibilidade (trazida pelo estilo gótico) de rasgar amplas janelas nas paredes dos edifícios. A luz era considerada uma manifestação divina, razão pela qual as representações projectadas no interior dos edifícios através dos vitrais produziam uma forte impressão mística. As figuras e cenas mais recriadas nos vitrais diziam respeito a temas sacros, ou por vezes algumas actividades oficiosas extra-religiosas. As tonalidades mais utilizadas nos vitrais eram o vermelho e o azul, branco, púrpura, amarelo e verde.

A iluminura consistia num tipo de representação pictórica profundamente colorida que visava ilustrar as diferentes passagens de um texto. Readquiriu importância no século XIII tardio, à medida que a actividade arquitectónica declinava e as encomendas de vitrais escasseavam. O renovado interesse por esta técnica está relacionado com a crescente valorização da escrita e da leitura.

A pintura dos retábulos marcou a última etapa do gótico. O final do séc. XIV é designado na pintura por Estilo Internacional ou “Estilo 1400”. Este, por sua vez, subdivide-se em duas grandes escolas, a italiana e a flamenga, que mantinham estreitas relações devido à grande actividade comercial inerente a ambas as regiões. As  características principais do estilo são as influências bizantinas (dourados e tons brilhantes), realismo dos rostos e velaturas, paisagens e espaços arquitectónicos, perspectiva, volumetria e expressão.

Quadros compostos por dois ou mais painéis eram chamados de dípticos, trípticos ou polípticos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s