Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

“The Road”

Filme de John Hillcoat

Este é o título dum livro escrito por Cormac McCarthy, publicado por 2006. Recentemente foi convertido para o Cinema pelo realizador John Hillcoat.

Ambos traduzem-se na mesma linha de história:

Num cenário pós-apocalíptico, um homem e o seu filho tentam com todas as suas forças sobreviver aos revoltosos poderes naturais e aos desvairados humanos em desespero. O seu grande fim é chegar até à costa, onde esperam encontrar ajuda, ou pelo menos evitar possíveis encontros fatais, partindo, nesse caso, para Sul.

É uma viagem que explora o horrível do Homem, e, talvez implicitamente, da própria Natureza, saturada das provocações que são o “preço do progresso”, o preço dos homens.

Embora jogando com poderosas emoções, o filme não é chocante, em certa medida, abrindo-se o filme a um ritmo que ainda assim deixa o espectador seguro. Surpreendem os aberrantes retratos de canibalismo, cativeiro, homicídio, perseguição e sobrevivência desmedida e desligada da própria Humanidade por que realmente vale a pena viver.

É um filme poderoso, num repentino Inverno que enegrece o azul do céu e do mar, em que sou movido e comovido pelos sentimentos paternais, pela ingenuidade e inocência quebrada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s