Escriba de Broalhos cronicando cenas no belogue sobre cultura audiovisual e artística

“Arte e Artifício”

Os antigos convencionaram como Artes a História, a Poesia, a Comédia e a Tragédia, a Música, a Dança e a Astronomia. Cada Arte era regida pela sua Musa, mas todas comungavam de um único propósito: como uma catarse para a ambição humana, serviam para apaziguar a ânsia de buscar o inalcançável sentido do Universo. As Artes eram métodos de sondar a natureza indómita da Existência, e, consequentemente, ligavam-se à religião.

Estas são fundações sólidas da nossa cultura actual, a da sociedade Ocidental e da sociedade Ocidentalizada. Ou seja, a História será a precursora das modernas ciências sociais e da prosa narrativa. Na Poesia Greco-Romana nasceram os géneros Lírico, Dramático e Épico.

Depois, as Artes partem-se no Trivium e no Quadrivium: Gramática, Retórica e Lógica; Música, Astronomia, Geometria e Aritmética. Simultaneamente, fora da realidade escolástica, fala-se da Arte da Guerra, ou das Belas Artes, a Pintura, a Escultura, o Desenho e a Arquitectura. Entenda-se que por este contexto “Arte” se entende como “Mestria”.

Por fim, chegamos aos grandes movimentos artísticos dos últimos séculos, a Arte Nova e todas as inúmeras reformas sobre a noção artística. Surge finalmente a distinção entre a “Arte” e o “Ofício”. Estabelece-se um vasto espectro intelectual que expande a compreensão conceptual de distintas Artes.

Recuperam-se tratados de Estética e retomam-se o seu estudo, através das Ciências, da Filosofia, Religião e própria Arte, desafiando-se sempre mais o entendimento da sua noção. A demanda pela Estética leva então pelos caminhos insondados da Abstracção. Estudam-se meios e linguagens, códigos e interpretações, numa semiótica resultante duma grande amálgama de criações culturais.

A Arte toma, nas últimas décadas, várias direcções: tecnológicas, políticas, satíricas, empíricas, neo-clássicas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s